O QUE É UMA CIRURGIA PLÁSTICA REPARADORA?

As pessoas recorrem a uma cirurgia plástica ou por questões meramente estéticas ou para reparar alguma deformidade.

O QUE É UMA CIRURGIA PLÁSTICA REPARADORA

A cirurgia plástica reparadora tem por objetivo reparar, reconstruir ou melhorar a aparência do corpo em decorrência de uma deformação congênita, de um acidente, uma doença ou mesmo em razão de outra cirurgia.

Hoje em dia, está sendo muito usada no tratamento de cicatrizes, de queimaduras, nas reconstruções pós-câncer, por exemplo, no câncer de mama e no caso de deformidades congênitas.

É considerada uma cirurgia de saúde, ao contrário da estética que visa simplesmente melhorar a aparência. E por se tratar de uma questão de saúde, é uma forte aliada na recuperação psicológica do paciente. Sendo assim, contribui bastante no processo de cura.

anvisa

No Brasil, a maioria dos planos de saúde oferecem cobertura para essas intervenções e caso você tenha alguma dúvida, basta consultar a ANS – Agência Nacional de Saúde – para verificar quais cirurgias reparadoras estão incluídas no seu plano.

Veja alguns exemplos de cirurgias plásticas reparadoras:

  • Reconstrução da mama em casos de câncer de mama
  • Tratamentos para sequelas decorrentes de queimaduras
  • Cirurgia dermatológica em casos de câncer de pele
  • Cirurgia de mão em caso de acidentes ou amputação
  • Cirurgia para correção de lábio leporino
  • Cirurgia para reconstrução de orelhas em casos de acidentes
  • Sequelas decorrentes de cirurgias bariátricas
  • Lipoaspiração

Em alguns casos, é considerada urgente pois muitas vezes pode estar comprometendo a funcionalidade de um ou outro órgão do corpo. Por isso, a necessidade de uma intervenção imediata, tendo como principal objetivo recuperar essa funcionalidade e torna-la a mais próxima da normalidade. Saiba mais sobre Prótese Capilar em Salvador e lipoaspiração em salvador.

Caso seja o seu caso, lembre-se sempre de consultar um cirurgião capacitado e de preferência que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Aproveite e pergunte todo o procedimento, quais são seus riscos e possíveis resultados. Na verdade, não se trata de um procedimento estético e sim uma questão de saúde.

Para mais informações conheça o Cirurgião Plástico Salvador – Dr. Sandro.