Melhorando As Habilidades Na Cozinha

Antes de tudo é importante lembrar de todo o aspecto casual e que devem estar sempre em ordem na hora de cozinhar, como pia limpa e todos os armários devidamente organizados.

Louça acumulada, colheres perdidas e panelas empilhadas acabam atrapalhando muito na hora de preparar os alimentos.

É importante lembrar também em ter os ingredientes com acesso fácil, sem ter armários de dispensa que você não lembra onde estão os grãos, massas e quando vê o pacote está todo aberto e em alguns casos com bichos indesejados.

Então lembre sempre que higiene e organização são sempre muito importantes fora e dentro dos armários, saber separar os produtos no armário e colocando-os em locais certos.

Além de armazenar corretamente, para que não estraguem ou fiquem em contato com alguns bichinhos indesejados.

Existem algumas dicas simples para quem está começando a se arriscar na cozinha, porém ainda está com receio e com medo de errar. É hora de dar o seu toque a comida e ter mais sabor em prato que for comer.

Primeiro é importante segui a receita na primeira vez em que for cozinhar algum prato, na segunda, terceira e quantas vezes for necessário. Porém lembre-se que quando se sentir confortável pode mudar a receita, acrescentar os seus temperos e mudar também o tempo de cozimento.

Fazendo assim com que essa receita tenha o seu gosto e mais a sua cara.

Quando buscar uma receita e encontrar muitos tipos da mesma receita, porém nenhuma deles atinge o que você está com vontade ou o que tenha de ingredientes disponíveis no momento.

Lembre-se que você pode misturar as receitas e juntar as formas de fazer, tirando a essência de cada uma e criando uma receita exclusivamente sua.

Quando você adiciona os temperos e coloca uma pitadinha a mais para dar o seu toque a comida, seja açúcar, sal, pimenta ou ervas, pode ser que isso faça toda a diferença para ser o seu tempero marcante. Desde que a comida não fique muito salgada ou até mesmo apimentada demais.

Para isso é importante conhecer o que está cozinhando e também o seu fogão, a força que deve estar o fogo para que o alimento fique pronto. Por exemplo, um bife não deve ficar em fogo baixo fritando por muito tempo, bife tem que ser rápido, com fogo alto e viradas rápidas. Caso contrário ele pode ficar mais duro e impossível de comer.

É importante conhecer o alimento que você está cozinhando e a melhor maneira de faze-lo, além de ter panelas que sejam praticas e de boa qualidade.

Lembre-se também de quando for cozinhar legumes para outro prato aproveite a água do cozimento, pois elas são perfeitas para sopas, caldos e até mesmo risotos. Sem falar que é muito melhor do que aqueles tabletes pronto com muito sódio.

Antes de preparar qualquer prato tenha certeza que você tem tudo em mãos, isso quer dizer colocar tudo em cima da mesa ou até mesmo na bancada. Não só para o fato de ter que desligar o forno e ir correndo para o mercado mais próximo, mas também para facilitar o uso durante todo o preparo.

 

Tome seu tempo na cozinha para colocar truques especiais, desde que não seja sabor de queimado. É importante se divertir na cozinha, pois o ato de cozinhar precisa ser um prazer, você passa para a comida toda a sua energia no momento.

Já reparou que em dias alegres as comidas saem maravilhosas, porém em dias em que não estamos bem erramos a mão?

Basta tirar tudo da sua cabeça, você pode e você é capaz de preparar tudo o que deseja, basta se esforçar um pouco mais.

Deixe uma resposta